segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ESPECIALIZAÇÃO NA CULTURA DIGITAL - ENCONTRO PRESENCIAL E INAUGURAL


ESPECIALIZAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

MEC – UFSC – REDES ESTADUAL E MUNICIPAL

ENCONTRO PRESENCIAL E INAUGURAL – INGLESES – OCEANIA CONVENTION (25,26 AGOSTO 2014)

PRIMEIROS MOMENTOS

 

               FALAS DOS PALESTRANTES

·         CURSO COMPÕE DE 31 MÓDULOS OU NÚCLEOS COM PARTICIPAÇÃO DE 800 CURSISTAS, SENDO 400 DA REDE ESTADUAL E 400 DAS REDES MUNICIPAIS.

·         PLAC – PRODUÇÃO DO CURSO DENTRO DA ESCOLA, PRODUÇÃO DOS CURSISTAS, SABERES DOCENTES.

·         TRODUZIR A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA E NO CURRÍCULO ESCOLAR É UM TRABALHO DE EQUIPE, DA ESCOLA TODA.

·         O QUE MUDA NO MODO DE PRODUZIR O CONHECIMENTO A PARTIR DA CULTURA DIGITAL?

·         UFSC E PROINFO JUNTOS DESDE 2006 ATRAVÉS DO LANTEC DA UFSC.

·         MÍDIA: WWW.EDUCAÇÃONACULTURADIGITAL.UFSC.BR, PUBLICAR TRABALHOS DOS CURSOS.

·         NOVAS FORMAS DE SE RELACIONAR, DE TRABALHAR, NOVOS COLETIVOS, HÁBITOS, IDEIAS, CONCEPÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO E PONTOS DE VISTA.

·         NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER.

·         E O ESPAÇO DA ESCOLA? MODIFICOU DIGITALMENTE? QUASE NADA.

·         VÍDEO: HELPDESK

·         SE A ESCOLA NÃO É O ÚNICO LOCAL ONDE SE APRENDE E O PROFESSOR NÃO É O ÚNICO QUE ENSINA, COMO MUDAR AS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER?

·         EDUCAR NA CULTURA DIGITAL NÃO É SÓ INSERIR COMPUTADORES. PRECISAMOS MUDAR A CULTURA DA ESCOLA, MUDAR OS ESPAÇOS E TEMPOS E AS FORMAS DE TRABALHO.

·         ALUNOS SÃO NATIVOS DIGITAIS E PROFESSORES SÃO IMIGRANTES DIGITAIS. MAS OS ALUNOS NÃO SABEM APRENDER COM A INTERNET, ENTÃO OS PROFESSORES DEVEM FAZER PROPOSTAS INTERESSANTES DE CONTEÚDOS.

·         PENSAR FORMAS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO, TORNAR O ALUNO AUTOR DOS TEXTOS DE APRENDIZAGENS.

·         TEMOS QUE VENCER NOSSAS CONCEPÇÕES DE ENSINO APRENDIZAGEM E TAMBÉM A DISPONIBILIDADE DAS REDES DIGITAIS NA ESCOLA.

·         CRIAR BLOG DO CURSO E DA NOSSA EQUIPEMOS TODOS OS ENCAMINHAMENTOS E  ONDE POSTAREMOS TODOS OS TRABALHOS DO CURSO E AS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM.

  

VAMOS VER ALGUMAS FOTOS DA AULA PRESENCIAL E INAUGURAL?

 

Mágda, Elsi, Milene, Rodrigo (EEB Profª Maria da Glória Silva – Içara – SC)
 
Concentrados esperando início do encontro
 
 
 
Responsáveis pela oferta deste curso compondo a mesa de honra e abertura
 
 
Professora Gabriela Nóbrega (de pé) e nossa tutora Suelem (a direita)
 
 
        
         Tutora Suelem explicando dinâmica “teia”
 
 
 
        Dinâmica de apresentação do grupo e curso
 

     
       2º dia do encontro – com profª e tutores
 
     
          Cursistas iniciando o retrato a escola
 
                       
                  Refeitório: hora do rango
 
 
           
         Almoçando em grupo: Mágda e Elsi
 
                            
          Almoçando em grupo: Milene e Rodrigo
 
 
 
 
 
Caixa de texto: Foram dois dias muito bons, palestras muito rica em conteúdos, professores e tutores bastante preocupados em atender e orientar bem a todos quanto a utilização da plataforma do curso e ao desenvolvimento das primeiras atividades.

 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário