ESPECIALIZAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
MEC – UFSC – REDES ESTADUAL E MUNICIPAL
ENCONTRO
PRESENCIAL E INAUGURAL – INGLESES – OCEANIA CONVENTION (25,26 AGOSTO 2014)
PRIMEIROS MOMENTOS
FALAS DOS
PALESTRANTES
·
CURSO COMPÕE DE 31 MÓDULOS OU NÚCLEOS COM
PARTICIPAÇÃO DE 800 CURSISTAS, SENDO 400 DA REDE ESTADUAL E 400 DAS REDES
MUNICIPAIS.
·
PLAC – PRODUÇÃO DO CURSO DENTRO DA ESCOLA,
PRODUÇÃO DOS CURSISTAS, SABERES DOCENTES.
·
TRODUZIR A CULTURA DIGITAL NA ESCOLA E NO
CURRÍCULO ESCOLAR É UM TRABALHO DE EQUIPE, DA ESCOLA TODA.
·
O QUE MUDA NO MODO DE PRODUZIR O CONHECIMENTO A
PARTIR DA CULTURA DIGITAL?
·
UFSC E PROINFO JUNTOS DESDE 2006 ATRAVÉS DO
LANTEC DA UFSC.
·
NOVAS FORMAS DE SE RELACIONAR, DE TRABALHAR,
NOVOS COLETIVOS, HÁBITOS, IDEIAS, CONCEPÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO E PONTOS DE
VISTA.
·
NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER.
·
E O ESPAÇO DA ESCOLA? MODIFICOU DIGITALMENTE?
QUASE NADA.
·
VÍDEO: HELPDESK
·
SE A ESCOLA NÃO É O ÚNICO LOCAL ONDE SE APRENDE
E O PROFESSOR NÃO É O ÚNICO QUE ENSINA, COMO MUDAR AS FORMAS DE ENSINAR E
APRENDER?
·
EDUCAR NA CULTURA DIGITAL NÃO É SÓ INSERIR
COMPUTADORES. PRECISAMOS MUDAR A CULTURA DA ESCOLA, MUDAR OS ESPAÇOS E TEMPOS E
AS FORMAS DE TRABALHO.
·
ALUNOS SÃO NATIVOS DIGITAIS E PROFESSORES SÃO
IMIGRANTES DIGITAIS. MAS OS ALUNOS NÃO SABEM APRENDER COM A INTERNET, ENTÃO OS
PROFESSORES DEVEM FAZER PROPOSTAS INTERESSANTES DE CONTEÚDOS.
·
PENSAR FORMAS DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO
CONHECIMENTO, TORNAR O ALUNO AUTOR DOS TEXTOS DE APRENDIZAGENS.
·
TEMOS QUE VENCER NOSSAS CONCEPÇÕES DE ENSINO
APRENDIZAGEM E TAMBÉM A DISPONIBILIDADE DAS REDES DIGITAIS NA ESCOLA.
·
CRIAR BLOG DO CURSO E DA NOSSA EQUIPEMOS TODOS
OS ENCAMINHAMENTOS E ONDE POSTAREMOS
TODOS OS TRABALHOS DO CURSO E AS NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM.
VAMOS VER ALGUMAS FOTOS DA AULA
PRESENCIAL E INAUGURAL?
Mágda, Elsi, Milene,
Rodrigo (EEB Profª Maria da Glória Silva – Içara – SC)
|
Concentrados esperando
início do encontro
|
Responsáveis pela oferta
deste curso compondo a mesa de honra e abertura
|
Professora Gabriela
Nóbrega (de pé) e nossa tutora Suelem (a direita)
|
Tutora Suelem explicando dinâmica “teia”
|
Dinâmica de
apresentação do grupo e curso
|
2º dia do
encontro – com profª e tutores
|
Cursistas
iniciando o retrato a escola
|
Refeitório:
hora do rango
|
Almoçando em grupo: Mágda e Elsi
|
Almoçando
em grupo: Milene e Rodrigo
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário