sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

IMAGEM CORPORAL




ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
NÚCLEO ESPECÍFICO EDUCAÇÃO FÍSICA


EEB PROFª MARIA DA GLÓRIA SILVA  - IÇARA - SC
Cursista: Profª Mágda Custódio Costa

 1. TEMA DA UNIDADE: Corpo: Imagem Corporal

2. JUSTIFICATIVA DO TEMA ESCOLHIDO:    Este conteúdo contribui significativamente com a conscientização do aluno quanto à valorização da sua saúde, da autoestima e do ser humano em detrimento ao padrão de beleza estabelecido pela mídia, possibilitando melhores relacionamentos interpessoais na comunidade escolar e na vida pessoal de cada aluno; Por ser um tema relevante e atual e possibilitar o uso das TDIC para o seu melhor desenvolvimento e aprendizagem.

3. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Conscientizar os alunos quanto ao verdadeiro significado da sua imagem corporal. Valorizar a saúde em detrimento da supervalorização da estética. Desenvolver o respeito pela individualidade. Incentivar as práticas de atividades físicas como forma de melhoria e manutenção da saúde.
Utilizar as TDIC como ferramenta pedagógica nas diferentes linguagens como mecanismo de aprofundamento do conhecimento.
Utilizar o aplicativo digital Medida Certa como meio facilitador do cálculo e indicador de atividades físicas. 
  
4. NÚMERO/TEMPO DE AULAS E CRONOGRAMA DA UNIDADE
5. CONTEÚDOS PREVISTOS:

 Conteúdo: Corpo .            Tema: Imagem Corporal

Desenvolvimento do Tema

1ª Aula: 45 minutos
- Conceito e desenvolvimento da imagem corporal
- Índice de Massa Corporal – Cálculo e classificação.

2ª Aula: 45 minutos
- Índice de Massa Corporal  e Aplicativo Medida Certa.
- Explicação e solicitação de trabalho:
      - IMC do aluno, família e comunidade  - classificação /orientação
       - Aplicativo digital Medida Certa para calcular IMC, com classificação, perfil, sugestões de dieta alimentar e atividades físicas.

3ª, 4ª  Aula: 90 minutos
- Pesquisa e seleção de conteúdos para elaboração dos trabalhos na sala informatizada.

Atividade extra classe: 1hora
- Aplicar cálculo digital aos familiares e vizinhos, entrevistando, informando, orientando e filmando.

5ª, 6ª Aula: 90 minutos
- Edição dos vídeos na sala informatizada ou organização no PowerPoint.

7ª Aula: 45 minutos
-Apresentação dos trabalhos em sala de aula utilizando o notebook e datashow.


6. METODOLOGIA DE ENSINO EXPLICITANDO A INSERÇÃO DAS TDICs

Na primeira aula:
Levarei conteúdos em xerox para distribuir, conversar, explicar e dialogar sobre o assunto.  Cada aluno vai desenvolver a fórmula do IMC: Peso / Altura x Altura em seu caderno, utilizando calculadora do celular, para obter seu índice e classificação, onde irei fazer recomendações sobre atividades físicas para melhorar este índice, em especial, a caminhada, por ser de fácil acesso à todos.

Na segunda aula:
Solicitar a alunos que baixem  o aplicativo medida Certa em seus celulares e façam o cálculo digital do seu IMC, obtendo o resultado, classificação, perfil, sugestões de dieta alimentar e atividades físicas.
Solicitação de trabalhos em grupos:
Formar grupos de 04 alunos onde pesquisarão e elaborarão trabalho no PowerPoint ou em Vídeo contendo conceitos e explicações sobre o IMC, calculo do seu IMC, da sua família e de uma família vizinha, onde explicarão como calcular usando a formula e aplicativo medida certa, dando o resultado e classificação, conversando e orientando quanto à importância das atividades físicas para melhorar o índice obtido, em especial, a caminhada.

Na terceira e quarta aula:
Alunos utilizarão computadores de mesa na sala informatizada para pesquisa e seleção de conteúdos para elaboração dos trabalhos.

Na atividade extra classe:
Os alunos utilizarão os celulares onde baixaram o aplicativo medida certa para efetuar o cálculo digital do IMC aos familiares e vizinhos e filmarão com outro celular.

Na quinta e sexta aula:
- Alunos editarão os vídeos na sala informatizada ou organizarão no powerpoint com meu auxílio e da professora de informática com formatação para apresentação em notebooks, utilizando também seus pendrives e celulares.

Na sétima aula:
-Alunos apresentarão trabalhos em sala de aula utilizando pendrive, notebook e datashow.
- Eu copiarei em pendrive para posteriormente postar no blog e face da Escola.

 7. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA:
O trabalho será realizado na turma 2001 do ensino médio inovador, composto de 16 alunos, na faixa etária entre 15 e 18 anos.

 8. ESPAÇOS E INFRAESTUTURA PREVISTOS: 
O conteúdo de ensino aprendizagem será apresentado, desenvolvido, articulado, pesquisado e editado na sala de aula da turma, na sala informatizada da escola e em alguns momentos em suas próprias casas.  Haverá outro momento em que levarão este conhecimento para a comunidade local, onde atuarão em casa de seus familiares e vizinhos.
  
9. MATERIAIS DIDÁTICOS: 
Os recursos materiais didáticos utilizados serão: folhas ofício, xerox, canetas, lápis, borrachas, cadernos, celulares, pendrive, notebooks, datashow, internet, programas de digitação, edição e aplicativos digitais. Face e blog da escola.
  
10. PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
- Elaboração dos textos, qualidade, metodologia
- Organização dentro dos programas utilizados
- Qualidade do conteúdo e da montagem do vídeo
- Domínio do conteúdo na apresentação


11. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

FARIA JÚNIOR., A. G. de. Exercício e Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n. 1, 1991.

FARINATTI, P. de T. V. Educação Física Escolar e Aptidão Física: um ensaio sob o prisma da promoção da saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n. 1, p. 42-48, 1994.

Rede Globo de Televisão. Aplicativo Medida Certa. 2015
RONDINELLI, Paula. "Índice de massa corporal (IMC)"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/Indice-massa-corporal-imc.htm>. Acesso em 28 de outubro de 2015
TAVARES, Maria Consolação G. Cunha F. Imagem Corporal, conceito e desenvolvimento. Editora Manole Ltda, 2003.


12. IMPORTANTE: quais os recursos e procedimentos a serem empregados para o registro das atividades a serem desenvolvidas?


Tanto eu quanto os alunos poderemos registrar em cadernos, anotações, agendamentos na sala informatizada, celular para fotografar e filmar, notebook com acesso a internet para pesquisar e organizar trabalhos nos programas, aplicativo medida certa no celular para aplicar o cálculo, classificar e orientar, realizar prints com celular e notebook, e-mails, e whats para troca de arquivos e gerar informações e trabalhos. Postagem dos trabalhos finais no face e blog da escola e da professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário