sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

IMAGEM CORPORAL




ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
NÚCLEO ESPECÍFICO EDUCAÇÃO FÍSICA


EEB PROFª MARIA DA GLÓRIA SILVA  - IÇARA - SC
Cursista: Profª Mágda Custódio Costa

 1. TEMA DA UNIDADE: Corpo: Imagem Corporal

2. JUSTIFICATIVA DO TEMA ESCOLHIDO:    Este conteúdo contribui significativamente com a conscientização do aluno quanto à valorização da sua saúde, da autoestima e do ser humano em detrimento ao padrão de beleza estabelecido pela mídia, possibilitando melhores relacionamentos interpessoais na comunidade escolar e na vida pessoal de cada aluno; Por ser um tema relevante e atual e possibilitar o uso das TDIC para o seu melhor desenvolvimento e aprendizagem.

3. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Conscientizar os alunos quanto ao verdadeiro significado da sua imagem corporal. Valorizar a saúde em detrimento da supervalorização da estética. Desenvolver o respeito pela individualidade. Incentivar as práticas de atividades físicas como forma de melhoria e manutenção da saúde.
Utilizar as TDIC como ferramenta pedagógica nas diferentes linguagens como mecanismo de aprofundamento do conhecimento.
Utilizar o aplicativo digital Medida Certa como meio facilitador do cálculo e indicador de atividades físicas. 
  
4. NÚMERO/TEMPO DE AULAS E CRONOGRAMA DA UNIDADE
5. CONTEÚDOS PREVISTOS:

 Conteúdo: Corpo .            Tema: Imagem Corporal

Desenvolvimento do Tema

1ª Aula: 45 minutos
- Conceito e desenvolvimento da imagem corporal
- Índice de Massa Corporal – Cálculo e classificação.

2ª Aula: 45 minutos
- Índice de Massa Corporal  e Aplicativo Medida Certa.
- Explicação e solicitação de trabalho:
      - IMC do aluno, família e comunidade  - classificação /orientação
       - Aplicativo digital Medida Certa para calcular IMC, com classificação, perfil, sugestões de dieta alimentar e atividades físicas.

3ª, 4ª  Aula: 90 minutos
- Pesquisa e seleção de conteúdos para elaboração dos trabalhos na sala informatizada.

Atividade extra classe: 1hora
- Aplicar cálculo digital aos familiares e vizinhos, entrevistando, informando, orientando e filmando.

5ª, 6ª Aula: 90 minutos
- Edição dos vídeos na sala informatizada ou organização no PowerPoint.

7ª Aula: 45 minutos
-Apresentação dos trabalhos em sala de aula utilizando o notebook e datashow.


6. METODOLOGIA DE ENSINO EXPLICITANDO A INSERÇÃO DAS TDICs

Na primeira aula:
Levarei conteúdos em xerox para distribuir, conversar, explicar e dialogar sobre o assunto.  Cada aluno vai desenvolver a fórmula do IMC: Peso / Altura x Altura em seu caderno, utilizando calculadora do celular, para obter seu índice e classificação, onde irei fazer recomendações sobre atividades físicas para melhorar este índice, em especial, a caminhada, por ser de fácil acesso à todos.

Na segunda aula:
Solicitar a alunos que baixem  o aplicativo medida Certa em seus celulares e façam o cálculo digital do seu IMC, obtendo o resultado, classificação, perfil, sugestões de dieta alimentar e atividades físicas.
Solicitação de trabalhos em grupos:
Formar grupos de 04 alunos onde pesquisarão e elaborarão trabalho no PowerPoint ou em Vídeo contendo conceitos e explicações sobre o IMC, calculo do seu IMC, da sua família e de uma família vizinha, onde explicarão como calcular usando a formula e aplicativo medida certa, dando o resultado e classificação, conversando e orientando quanto à importância das atividades físicas para melhorar o índice obtido, em especial, a caminhada.

Na terceira e quarta aula:
Alunos utilizarão computadores de mesa na sala informatizada para pesquisa e seleção de conteúdos para elaboração dos trabalhos.

Na atividade extra classe:
Os alunos utilizarão os celulares onde baixaram o aplicativo medida certa para efetuar o cálculo digital do IMC aos familiares e vizinhos e filmarão com outro celular.

Na quinta e sexta aula:
- Alunos editarão os vídeos na sala informatizada ou organizarão no powerpoint com meu auxílio e da professora de informática com formatação para apresentação em notebooks, utilizando também seus pendrives e celulares.

Na sétima aula:
-Alunos apresentarão trabalhos em sala de aula utilizando pendrive, notebook e datashow.
- Eu copiarei em pendrive para posteriormente postar no blog e face da Escola.

 7. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA:
O trabalho será realizado na turma 2001 do ensino médio inovador, composto de 16 alunos, na faixa etária entre 15 e 18 anos.

 8. ESPAÇOS E INFRAESTUTURA PREVISTOS: 
O conteúdo de ensino aprendizagem será apresentado, desenvolvido, articulado, pesquisado e editado na sala de aula da turma, na sala informatizada da escola e em alguns momentos em suas próprias casas.  Haverá outro momento em que levarão este conhecimento para a comunidade local, onde atuarão em casa de seus familiares e vizinhos.
  
9. MATERIAIS DIDÁTICOS: 
Os recursos materiais didáticos utilizados serão: folhas ofício, xerox, canetas, lápis, borrachas, cadernos, celulares, pendrive, notebooks, datashow, internet, programas de digitação, edição e aplicativos digitais. Face e blog da escola.
  
10. PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
- Elaboração dos textos, qualidade, metodologia
- Organização dentro dos programas utilizados
- Qualidade do conteúdo e da montagem do vídeo
- Domínio do conteúdo na apresentação


11. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

FARIA JÚNIOR., A. G. de. Exercício e Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n. 1, 1991.

FARINATTI, P. de T. V. Educação Física Escolar e Aptidão Física: um ensaio sob o prisma da promoção da saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 16, n. 1, p. 42-48, 1994.

Rede Globo de Televisão. Aplicativo Medida Certa. 2015
RONDINELLI, Paula. "Índice de massa corporal (IMC)"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/Indice-massa-corporal-imc.htm>. Acesso em 28 de outubro de 2015
TAVARES, Maria Consolação G. Cunha F. Imagem Corporal, conceito e desenvolvimento. Editora Manole Ltda, 2003.


12. IMPORTANTE: quais os recursos e procedimentos a serem empregados para o registro das atividades a serem desenvolvidas?


Tanto eu quanto os alunos poderemos registrar em cadernos, anotações, agendamentos na sala informatizada, celular para fotografar e filmar, notebook com acesso a internet para pesquisar e organizar trabalhos nos programas, aplicativo medida certa no celular para aplicar o cálculo, classificar e orientar, realizar prints com celular e notebook, e-mails, e whats para troca de arquivos e gerar informações e trabalhos. Postagem dos trabalhos finais no face e blog da escola e da professora.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

JOGO DE XADREZ NA LOUSA DIGITAL


Aula de Xadrez na lousa digital. Integração do conteúdo de esporte com as tecnologias digitais na disciplina de educação física com Profª Mágda Costa e alunos das turmas 2001 e 2002 do ensino médio inovador, com incentivo, apoio e participação da professora da sala informatizada (Thanks Ana Gobetti).





 

MINTONETTE


MINTONETTE. Já jogou, sabe o que é? Este foi o primeiro nome dado ao voleibol pelo seu criador, William George Morgan, em 1895, Massachusetts _USA . Eram regras bem diferentes das atuais e bem simples como: número ilimitado de jogadores, desde que iguais para as duas equipes; cada jogador podia dar 2 toques seguidos; não havia rodízio, desde que alternassem os jogadores que iriam sacar; só marcava ponto quando a equipe sacava; o jogo terminava em 9 pontos. Totalizava 10 regras. Nossos alunos das turmas 601, 701 e 801 realizaram pesquisa sobre o tema  apresentando trabalho e jogando nas aulas de educação física da Profª Mágda. Gostaram muito.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

JOESI SUB14 - 2015

O esporte escolar é um importante instrumento metodológico que contribui para a formação dos educandos. É de grande valor educacional para a vida, pois atua diretamente na formação do caráter do participante estimulando-o a adotar boas condutas valorizando a humanização acima da vitória a qualquer custo, além  de melhorar a sua qualidade de vida. É destas práticas esportivas escolares que despontam  talentos promissores para o esporte nacional e passam a ser exemplos a serem seguidos pelas crianças.   
Profª Mágda Costa
                                                     Clik para ver fotos
Inovando o Inovador na EEB. Maria da Glória Silva: JOESI SUB14 - 2015: JOESI SUB14 - 2015


 

ÁREAS DE LAZER DO BAIRRO AURORA com integração das TDIC


Autor: Mágda Custódio Costa


Participantes: Gestor: Rodrigo da Silva

                       Professora de Informática: Ana Cristina Gobetti

                       Orientadora do Ensino Médio: Rosa Maria da Cunha

                       Turmas: 2001e 2002 do Ensino Médio EEB Profª Maria da Glória Silva
 
Data: Fevereiro à Março de 2015.
 
 

segunda-feira, 23 de março de 2015

ÁREAS DE LAZER DO BAIRRO AURORA - por turma 2002 e Prof Mágda


E.E.B. Profª Maria da Glória Silva

Disciplina: Educação  Física

Professora: Mágda Costa

Turma: 2002

Alunos: Elielson, Carlos, Gabriel, Rodolfo, Jenifer, Emily Isé, Sara Borges, Ester Laurindo, Talita Moreira, Gabriele Pires, Renata Joaquim, Lauriete da Silva, Clarice Rodrigues, Natacha Silva, Tiago Melo, Daniel Soares

     
ÁREAS DE LAZER DO BAIRRO AURORA

 
A situação nos lugares de lazer do Bairro Aurora está precária. As estruturas estão acabadas e mal cuidadas. Pinturas estão gastas, equipamentos quebrados, enferrujados e muita sujeira nos locais.
          Na praça há 10 equipamentos de ginástica, 7 funcionam, os demais não funcionam devidamente por estarem com peças quebradas, não há iluminação e  nem torneiras para as pessoas tomarem água. Tem lajotas quebradas, gramado alto e as arvores precisam ser podadas.
         O campo está com a  grama alta, faltam redes ao redor e nas traves que se encontram enferrujadas;  não há arquibancadas para assistir aos jogos. Por não haver refletores, não é possível utilizar o campo no período noturno. O vestiário está pronto e possui banheiros e bebedouros para os jogadores. Tem muitas pedras de construção ao redor do campo, que podem causar acidentes. Na pista de caminhada já tem muito mato.
          O que necessita para os lugares de lazer do Bairro Aurora é uma boa limpeza, manutenção e pinturas, iluminação, um monitor ou professor para atividades físicas  organizando a comunidade em diferentes horários e principalmente segurança através de um vigilante.
         Na praça ainda seria necessário instalação de torneiras, reparo nas lajotas, podar árvores, e aparar gramado.
          E no campo seria também necessário colocar telas para impedir que a bola ultrapasse local, redes nas traves, arquibancadas, torneiras. A entrada ao campo do barão precisa ser refeita. Podar árvores e aparar gramado mensalmente.
          Ter um projeto de futebol para as crianças, jovens e adultos da comunidade.
          Pessoas invadem as áreas de lazer do Bairro Aurora para o consumo de drogas. Isto acontece com bastante frequência por que estas áreas estão ociosas e impede que as crianças possam brincar, os jovens, adultos e idosos possam fazer um bom aproveitamento dos locais. Pensamos que esta situação pode mudar quando houver um professor ou monitor que organize horários semanais para a prática de atividades físicas para a comunidade, afastando assim os maus elementos que ocupam os locais ociosos.
           Precisamos refletir sobre isso e necessitamos de melhorias.
          As atividades físicas que podem ser praticadas no campo é o futebol e correr ou caminhar ao redor do campo, pois foi construído um piso para esta finalidade. Também é possível organizar eventos esportivos e comemorativos envolvendo a comunidade.
          Já na praça, as atividades físicas que podem ser praticadas são: exercícios nos equipamentos de ginástica, alongamentos, caminhadas e brincadeiras infantis.
  
 
 
 
 

 
IMPORTÂNCIA DO LAZER PARA O JOVEM
 
Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo se pode entregar de livre vontade. Seja para repousar, divertir ou ainda para desenvolver a sua informação ou formação desinteressada. O indivíduo poderá ter ainda uma participação social voluntária de sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
         O lazer é importantíssimo na nossa sociedade para os jovens, pois ultimamente eles não param. Se não estão ocupados com o estudo, estão conectados em redes sociais, ou os problemas de saúde, etc. Não estão se dando e tendo tempo para relaxar, refletir, ler um bom livro ou praticar exercícios físicos, ou mesmo ficar à toa. Vivem sob pressão e tensão e isso pode gerar problemas de principalmente, saúde. Todos merecem um descanso, ter um momento para si, viajar e relaxar, esquecer as coisas.
             A busca de melhorias na qualidade de vida das pessoas tem colocado em evidência a importância do lazer. Não é difícil, encontrar um médico falando dos problemas causados pelo estresse da vida moderna, da importância das férias e dos períodos de descanso.
             É importante se fazer essa democratização do espaço para o lazer para um maior processo de socialização, mas não somente ter um espaço para o lazer, mas um espaço que ajude a também fazer construir a cidadania, algo que não é feito nas políticas públicas. Desta maneira percebe-se partindo desse princípio a negligencia do poder público quanto as garantias constitucionais no que garante as leis  sobre o direito de proporcionar as condições democrático aos cidadão sobre o esporte e o lazer. Gerar políticas públicas no Brasil que proporcione equipamentos de esporte e lazer mais acessível às pessoas de baixa renda.
           O espaço de lazer tem uma importância social, por ser um espaço de encontro e de convívio. Através desse convívio, pode acontecer a tomada de consciência, o despertar da pessoa para descobrir que os espaços urbanos equipados, conservados e principalmente animados para o lazer são indispensáveis para uma vida melhor para todos e se constituem em um direito dos brasileiros.
           A comunidade tem como dever participar e cuidar dos espaços que são feitos para o lazer de todos, pois somos nós quem utilizamos.

 
 
 
 
 

 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

GOVERNO FEDERAL E AS NOVAS MEDIDAS


Muito bem, senhores. Vamos agora entender as novas regrinhas para 2015

 

Quer receber  Seguro-desemprego? Só se trabalhar por 18 meses.

Quer receber abono salarial? Só após seis meses de trabalho.

 

Pescador, quer receber o Seguro-defeso? Tenha três anos de carteira assinada e pelo menos um ano de INSS. Lembrando que você não poderá ter outros benefícios, viu?

Seu marido saiu para trabalhar e infelizmente faleceu e você quer a pensão por morte? Bom, só se você tiver pelo menos dois anos de contribuição ao INSS e pelo menos dois anos de união estável/casamento. E você receberá somente 50% do salário dele, mais 10% por dependente. Ah, e se você tiver menos de 44 anos de idade, você NÃO TERÁ DIREITO ao auxílio vitalício.

Auxílio-doença? Só após 30 dias de afastamento, sendo o primeiro pagamento feito pelo empregador. Ou seja, suas chances de receber um pé na bunda caso fique doente serão BEM maiores.

E você aí, jovem estudante, que fez enem e pretende conseguir uma bolsa de estudo: Você NÃO terá mais o Prouni de 100%. As bolsas do Prouni agora serão de apenas 50% e se você quiser pagar o restante com fies, terá de ter pelo menos 450 pontos no enem e não pode ter zerado a redação. Tá ruim? Bom, pode ficar pior. Além de você ter que se virar pra pagar a outra metade, você não poderá mais fazer transferência de instituição ou curso.

Presentinho do governo federal (Lembrando q ela havia prometido q nem q a vaca tossice ela interferiria nos direitos trabalhistas).